segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma delícia chamada Cupcake


Os Cupcakes são pequenas porções de bolo recheado, geralmente decorados com vários tipos de coberturas (chamadas frosting) e confeitados nas mais diferentes formas. A definição é básica e explica o significado estrito do “bolo de xícara”, que surgiu por volta de 1820, no Reino Unido, mas o Blog da Ciça foi conhecer um pouco mais da delícia que anda ganhando as mesas dos goianos e brasilienses mais chiques!

Numa tarde nublada, Rosa Alzira Mendonça nos recebeu em sua loja Sonho Meu, que como ela mesma gosta de dizer “realiza sonhos”, para um bate-papo curioso sobre a invasão Cupcake. A filha, e braço direito na cozinha, Doriana é quem cuida da produção e decoração dos “bolinhos”.

Elas contam que a ideia de produzi-los surgiu de uma cliente de Brasília que pediu a mesa de “saideira” de seu aniversário de 15 anos toda de cupcakes. “Depois disso, começamos a pesquisar, estudar e testar receitas que agradassem ao gosto brasileiro”, conta Doriana. Inclusive, é assim que mãe e filha desenvolvem todos os doces e salgados. “A receita pode até ser institucional, mas tem sempre “um quê” Sonho Meu. O gostinho, a cara da loja”, explica a simpática Rosa Alzira.

Foi então que Doriana, após vários cursos e muita pesquisa (principalmente online), encontrou uma cobertura, diferente da comum frosting, que fosse bem aceita pelos goianos. “O brasileiro não gosta de coisas muito doces. A frosting característica do hemisfério norte leva muito açúcar e manteiga, que deixam a textura grossa e muito gordurosa”, explica a chef. O resultado é uma miscelânea de cores, formas, texturas e sabores, que encantam o olhar e, claro, o paladar!

A forma básica dos cupcakes é massa leve, com recheio variado e cobertura decorativa. Em que ocasiões se pode usar os bolinhos? Desde festas de aniversários, casamentos e reuniões a petit comitês. A delícia é sinônimo de delicadeza e compõe as mesas mais chics e hypadas do mundo!

Beijos especiais para Rosa Alzira, Doriana e Ieda, que nos receberam com muito carinho!

5 comentários:

  1. Obrigado por nos saborear com essas curiosidades sobre os Cupcakes!! Parabéns, Ciça!! Bjos. Bruno Correa

    ResponderEliminar
  2. Oi?! Semana que vem vou dar uma passadinha lá no Sonho Meu e provar uns! Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post Ciça, querida!!! Devem ser uma delícia!
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Nossa, adorei.. sempre utilizo em meus eventos.
    Fiz esses dias um casamento no bosque do jardins viena todo regado à espumante e cupcakes.. foi ótimo!

    ResponderEliminar