sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Preciosidades Brasileiras



Não se sabe ao certo como a palavra semipreciosa surgiu como definição para nossas pedras nacionais. Provavelmente a idéia surgiu de joalheiros do hemisfério-norte, que sempre estiveram acostumados a usar apenas diamante, esmeralda, rubi e safira. Mas não é só deles a “culpa”. A rainha inglesa Vitória é outra importante personalidade que sempre buscou manter as tradições e não admitia o uso de outras gemas. Com a revolução industrial e a massificação de outros metais e pedras, além do ouro, prata e das então pedras preciosas, a arte das jóias se expandia e democratizava.

E é claro que o Brasil possui importantes e raríssimas (muitas vezes mais que esmeraldas e diamantes) pedras. A verdade é que são milhares de exemplares e tipos. Que de semiprecisosos não tem nada. Hoje, na França já existe uma lei, desde 2002, que proíbe o uso da palavra semipreciosa para definir qualquer gema natural.

Por isso, o Blog da Ciça visitou a Fabrizio Giannone para conhecer as mais diversas, e belas, pedras preciosas brasileiras! Célia Fonseca, dona da loja, deu uma aula de brasilidades, com muito estilo e simpatia.

Ela conta que todas as pedras, materiais e couros utilizados nas coleções são nacionais. “A inspiração vem basicamente do Brasil, tudo é muito colorido e natural, como nosso país”, explica Célia. Muita gente acredita que a qualidade seja menor, ou que as peças não durem. A longevidade e integridade das peças dependem muito do cuidado. “Não adianta dizer que as pedras não estragam. Se cair, vai quebrar, se não guardar direito, vai arranhar”, adverte ela. Tem que guardar as peças direito. Em uma caixa, ou sacola flanela própria.

No que diz respeito à qualidade, beleza e glamour, o Blog da Ciça garante: não tem nada de semi!

Beijo especial para Célia Fonseca e a atenciosa Fabiana Chiarelli!

3 comentários:

  1. Lindas fotos! Parabéns,Ciça. Precisamos de pessoas que valorizem nosso país e cultura! Fabrizio Giannone é maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Peças e fotos maravilhosas, adorei!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns amiga querida,
    Você sabe que na Índia somos apreciadores de Jóias.
    Belíssima matéria, uma Jóia Rara.
    Beautiful Matter. A rare jewel.
    Akram Ramat.
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000688378642#!/

    ResponderEliminar