terça-feira, 30 de novembro de 2010

Joia Carioca

O AZ Armazém da Decoração está sempre engajado nas mais diferentes atividades culturais. Seja incentivando novos designers e arquitetos, ou trazendo renomes da área para lançamentos, Abadia Haich é referência em eventos diferenciados.


Desta vez, o spot convidou a carioca Márcia Mór, conhecida por suas pedras maravilhosas e modelagem exclusiva, para lançar a quarta coleção do ano, chamada Berry Seeds.


Em duas tardes muito charmosas, a arquiteta, desenhista industrial e musicista recebeu mulheres de muito bom gosto para o chá da tarde. Com gosto de champanhe e sabor de quitutes (como o delicioso abacaxi com chester), o evento foi em prol do Núcleo de Proteção aos Queimados, NPQ. Uma joia foi rifada para arrecadar fundos para o projeto.


O Blog da Ciça conversou com a simpática carioca da gema, que adora ler, viajar e busca inspirações nas coisas da vida:

BC – Márcia, de onde surge tanta inspiração para fazer 4 coleções por ano?

Márcia – Bom, eu venho de uma família de artistas. Minhas coleções são desenvolvidas a partir da história do mundo, com foco no Brasil. Então, é como se fosse um castelo de coleções, que nunca finalizam e estão sempre dando frutos. Estou sempre estudando, lendo, viajando e sou sensível às coisas. Tudo me interessa!

BC – De qual coleção é a joia que vai ser rifada para o NPQ?

Márcia – Da coleção Casulo. Eu trouxe 3 projetos este ano: o Casulo, que faz referência ao lar, à casa. Tudo é feito como se estivesse protegido, no ninho. A Berry Seeds, que são frutos exóticos da floresta, todos bem juntos, unidos. Daí, depois de amadurecerem os frutos, nasce, saí do casulo, a bicharada da coleção. São borboletas, besouros e muitas flores, representando o final de um ciclo.

BC – Quais são as pedras usadas? Você mesma que desenha os cortes?

Márcia - Bom, para essas coleções eu usei a amazonita verde e a ametista terra (que tem muita vida). O corte é a laser e eu que desenho todos sozinha! Estou há 22 anos só Márcia! (risos)

BC – É tudo único, exclusivo?

Márcia - Sim. Às vezes um design é tão bom que eu tenho mais pedidos parecidos, mas nunca igual.

BC - Qual foi a inspiração para as coleções deste ano?

Márcia - Tudo começou com um poema de Cecília Meireles. Eu andei lendo um pouco de poesia, pois estava muito distante, inclusive acho isso muito triste, que não tenhamos um estímulo social para ler poesia. Em nenhum lugar vejo pessoas lendo, nem na escola, que antigamente nossos pais eram incentivados a ler, não vejo mais. Algo está errado, penso. Daí, li Fernando Pessoa, Cecília Meireles... Inspirei-me na ansiedade de “parir” o filho, que é a poesia, que é a joalheria para mim.

BC – Você tem alguma coleção preferida. Aquela ‘queridinha’ que você não tenha tido coragem de vendê-la, pegou mesmo como um ‘filho’.

Márcia – Bom, tem duas que eu acho belíssimas. A Art Decó e Art Nouveau. Pulseiras de 10 cm, 12 cm, que remetem aos portões de ferro vindos da França. Foram as que me colocaram mais próximas à Arquitetura. Foi como fazer amor com minha profissão. Muito inspirador.


Para conhecer mais sobre o trabalho de Márcia entre no site http://www.marciamor.com O Blog da Ciça adorou as joias e a simpatia da designer, que já tem mais de 31 mil peças catalogadas. Um luxo!

Bjs.

Sem comentários:

Enviar um comentário