segunda-feira, 11 de junho de 2012

É possível ser feliz sozinha!


“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.” – Fernando Pessoa

Oi, meninas!

Dia dos namorados chegando... começa aquele dilema, a eterna necessidade imposta às pessoas de estar “com alguém”. Sem querer, neste mundo louco, de rotinas corridas e dias curtos dedicados a tantas tarefas, nós mulheres acabamos achando que só existe felicidade no parceiro e acabamos nos entregando a relacionamentos pobres, tediosos e desconstrutivos.

Vários autores nos dizem do prazer em encontrar a felicidade na solidão, no quanto isto é libertador. E é mesmo! Mas é também difícil descobrir isto quando somos bombardeadas pela propaganda da companhia e do amor romântico, este bandido.  Ficamos tão escravas desta “verdade” que não conseguimos encontrar prazer em um banho longo, caro, perfumado e relaxante, em dormir esparramada na cama, morrer de chorar sem escrúpulos no escurinho do cinema ou cozinhar seminua uma comida proibida pelos padrões vigentes nas revistas. Preferimos abrir mão disso tudo para renunciarmos também à nossa individualidade, dignidade e felicidade simplesmente para não termos o rótulo de encalhada.

Assim surgem os casos de violência, as traições, as separações incrementadas por mesquinharia. Longos casamentos sem nenhum sexo. Dias de descanso sem nenhum diálogo. Gente vivendo junto em mundos separados, sem nenhuma conexão. Nenhuma satisfação, mas um companheiro na foto, firme, acomodado e igualmente infeliz.

É claro que tem muito "pinto no lixo" com seus relacionamentos e é muito bom curtir a vida a dois, mas felizes também são aquelas que já descobriram seu valor, sua felicidade e uma grande verdade: quando estamos bem, a vida vai bem e as coisas acontecem. Isto inclui o amor. Que me desculpe o genial poeta, mas é totalmente possível ser feliz sozinho.

Até a próxima!

Bjs, C.



5 comentários:

  1. Ciça, simplesmente amei. Vc disse tudo, de maneira leve e sábia. Me vi em várias destas situações e hoje me vejo assim como vc descreveu: feliz! E quem disse que estou sozinha? Somente estou sem o "cara na foto"!!! Beijos, amiga, e obrigada por este texto magnífico.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo comadre, ADOREI!!!SAUDADES!!Eliene

    ResponderEliminar
  3. Você falou muito bem. Me cobram sempre se estou com um namorado, um ficante, enfim uma pessoa que substituiria o outro. Não tenho ninguém e nem estou procurando alguém. Estou me redescobrindo poismdepois de passar mais de 30 anos pensando nos outros chegou a hora de pensar somente em mim. Vjs.

    ResponderEliminar
  4. OIOIOI
    cozinhar seminua (hein?) .....Cuma?

    ResponderEliminar
  5. "Que me desculpe o genial poeta, mas é possível viver sozinho". Você está feliz sozinha?

    ResponderEliminar