quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ciúme é desrespeito consigo mesma!



"São sempre desatinadas as vinganças por ciúme." -- Miguel de Cervantes

Olá, Meninas! 

Desatinadas as notícias sobre o assassinato do empresário Marcos Kitano Matsunaga por sua mulher, Elize, nos últimos dias, ler esses desatinos nos jornais me fez parar para pensar um sentimento, uma pulga que já parou atrás da orelha de todo mundo. É normal ter ciúme, mas se vingar por conta dele extrapola os limites do amor, do auto-amor. Em histórias românticas, o ciúme é o tempero que as torna mais interessantes de serem lidas. Para Shakespeare, o ciúme é um “monstro de olhos verdes”; já para outras pessoas, trata-se de um sentimento que indica o quanto o outro o ama e pode ser considerado prova de amor. Mas existe uma relação clara entre o ciúme patológico e a auto-estima rebaixada. 
  
O ciumento é  extremamente sensível, carente e usa seu comportamento agressivo como forma de defesa. Traz sofrimento tanto para si mesmo quanto para o seu companheiro, além de culpa e vergonha. Mas o ciumento não consegue se controlar. Quando sente o ímpeto, isto se torna maior que sua vontade e ele cobra, reage, age, magoa e se machuca, se perde, entra em um círculo vicioso que pode levar a situações extremamente perigosas. E onde está o fim? Está no reflexo do espelho, na imagem que temos de nós mesmas e naquilo que mais gostamos nesta imagem. Combater o ciúme é levantar cedinho para malhar, ir ao salão de beleza e abusar dos cuidados, fazer uma massagem relaxante de vez em quando e usar um perfume inebriante. 

É trocar uma investigação detalhada na rotina do companheiro por um ritual de cuidados e preparos para um jantar a dois.  Deixar de lado o sentimento de posse exacerbada pelo prazer de amar sem querer nada em troca, sem medo, sem paranoia e “teorias de conspiração”. Leve, tão leve, que não há lugar para nada além da simples sensação de viver e estar bem



Até a próxima! 

Bjs, C.

3 comentários:

  1. Ciça, adorei seu post.
    Luto diariamente contra mim mesma, contra meu ciúme e insegurança excessivo.
    Vivo diariamente a busca por evidencias que me provem que meu ciúme não é deliberado, em vão.

    E não canso de me magoar e magoar meu parceiro
    Depois de 1 ano e 7 meses neste inferno, estou lutando pela mudança, se puder, de uma passada no meu blog.
    bjs
    não deixe blogar, é de grande ajuda,
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Vale pra Inveja também?

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito,Ciça.Ajudará a muitos.Obrigada.

    ResponderEliminar